Madeiras de Espécies Nativas… Madeiras Folhosas… Tropicais… – Entenda

Buscando por pisos ou revestimentos de madeira natural? É muito comum ouvir diversos termos técnicos que podem gerar uma confusão danada.

Mas calma! Nós resumimos aqui alguns dos termos de classificação de espécies de madeira mais comuns. Se você ainda não ouviu, ainda vai ouvir bastante.

Madeiras de espécies nativas x exóticas

Quando se fala de madeira nativa, trata-se de uma espécie de madeira que se desenvolveu de forma espontânea naquele lugar.

O contrário é a madeira de espécie exótica, que é cultivada, e por assim dizer não é original daquele lugar onde foi plantada.

No Brasil, temos inúmeras madeiras de espécies nativas com uso comercial. As mais comuns são: Camaru Ferro, Garapeira, Ipê, Jatobá e Sucupira.

Piso de Madeira Cumaru Ferro - Madeira nativa de alta resistência
Cumaru Ferro – Madeira nativa de alta resistência

Madeiras Folhosas

Uma das características em comum entre as madeiras nativas Brasileiras pode ser observada nas árvores, o aspecto de folhas largas e frutos com sementes envolvidas por uma casca, sendo parte dessas espécies classificadas como madeiras folhosas.

As madeiras folhosas são no geral consideradas madeiras mais duras, por terem uma composição lenhosa e mais complexa do que as madeiras coníferas.

Madeiras Coníferas

Mais comuns no Hemisfério Norte – por conta do clima frio – as madeiras coníferas caracterizam-se, principalmente, por possuir folhas em forma de agulhas e frutos em forma de cones com sementes expostas.

Uma madeira conífera muito conhecida comercialmente no Brasil é o Pinus, que apesar de ser uma espécie exótica, é plantada e cultivada no país.

Árvore do Pinus elliottii – a espécie exótica é muito cultivada no Brasil

Na literatura internacional, as coníferas são conhecidas como softwoods, ou seja, madeiras mais moles.

Madeiras Tropicais

Outro termo muito comum é “Madeira Tropical”. Ele está relacionado às madeiras não coníferas para uso industrial, que são nativas de florestas tropicais em países situados entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, como por exemplo o Brasil.

Piso de Madeira Maciça - Sucupira é uma espécie de Madeira Tropical
A Sucupira é uma espécie de Madeira Tropical

Trabalhamos com diversos tipos de madeira, tanto as madeiras nativas quanto exóticas. A maioria são cultivadas e extraídas no Brasil, mas também temos uma linha específica de madeiras importadas.

É importante ressaltar que a Sonotto busca pelos melhores fornecedores do mercado, selecionando criteriosamente apenas aquelas empresas que trabalham com madeira legal e extraídas de forma ambientalmente correta por meio do manejo florestal sustentável.

Consulte as espécies que temos disponíveis no site sonotto.com.br ou fale com um representante Sonotto.

Até a próxima! 👋


Fontes:

http://www.mundoflorestal.com.br/mediawiki/index.php?title=Coníferas_e_Folhosas#:~:text=Coníferas%3A caracterizam-se%2C principalmente,nome científico é Araucaria angustifolia.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2707.htm#:~:text=1.,de madeira e madeira compensada.

Especialistas em Pisos de Madeira

Especialistas em Pisos de Madeira

Olá! Nós somos especialistas em pisos de madeira e estamos aqui para te ajudar, solucionar algumas dúvidas e fazer com que você possa escolher a melhor opção para sua obra com pisos de madeira. Pergunte ao especialista!